sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Palestra com Henrrique Szklo

Ontem assisti a palestra do grande Diretor de Criação e Escritor Henrique Szklo, sobre criatividade, que realmente me acrescentou muito.
Nela ele dizia coisas que ja sabemos mas que não paramos para refletir:
O cérebro transforma tudo o que já conhecemos ou sabemos fazer em padrão: andar, comer, beber, ler. E as coisas novas, diferentes deste padrão, sempre nos trazem um primeiro incomodo... "Não gosto", "Não quero", afinal ninguem gosta de entrar no escuro sem saber o que a la dentro.
Isto porque o "padrão" é a armazenagem de informações já conhecidas e já processadas pelo cérebro, ou seja, Não gastamos energia para faze-lo. Mas tudo o que é novo e desconhecido gasta e precisa ser processado pelo cérebro.
O cérebro para, analiza, primeiramente não gosta, pois caso contrário ele vai ter que trabalhar... e se você decidir ir em frente, você processa a informação nova, chega a conclusão final e, a partir deste momento, este acontecimento novo vira um padrão.
Os neuronios que absorvem estes acontecimentos novos, são os neurônios virgens, eles são os "aventureiros" em busca de novas informações. E os neurônios "padrão" que SEMPRE tentarão nos impedir de usar os neurônios virgens e ir em busca de novidades para economizar energia.
A preguiça, o comodismo são provas de que o "padrão" é muito influente no nosso cérebro, eles são confortáveis pois com isso seu cérebro não precisa processar nada, tudo já é automático.
Se você passa a exercitar seu cérebro conhecendo coisas novas, você deixa ele mais "acostumado" a aceitar tais coisas.
Ser criativo é utilizar os neurônios virgens e trabalhar em cima de algo que nem você nem ninguem conheça. Mas cuidado... o que é de dificil aceitação pra você tambêm pode ser bem estranho para o receptor, por isso o ideal é sempre modificar aos poucos algo que já é conhecido. Isso causa muito conforto e um otimo resultado. Um exemplo é a razão de gostarmos tanto de coisas com tamanho diferenciado, como miniaturas ou coisas com cores fora do normal, como extra-terrestres.

é isso!

Valeu Henrrique Szklo!

Um comentário:

Jimba disse...

O blog ta bonio de se ver, apesar de eu não entender nada do q vc fala aki XDD

Como já havia dito, bonita foto ^-^