segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Arte com papel 2 - Paper Toys

A Toy Culture vem sendo cada vez mais difundida e suas "subdivisões" cada vez mais enumeradas. Uma delas a que eu vou falar sobre agora, "Paper Toys" ou brinquedos de papel, como você preferir.
Estes brinquedos trazem características que fazem os colecionadores quererem encontrar mais e mais versões. A melhor é que são de graça, você pode desenhá-los ou baixar gabaritos prontos na internet, customizá-los, e depois é só imprimir, montar sozinho sem muitos problemas simplesmente com cola e tesoura, e o resultado, depois de alguns minutos gastos com seu "novo amigo", é sempre gratificante.
Existem de todos os tipos, desde toda a temática japonesa dos clássicos origamis passando pelas referências dos Mangas e Animes, até brinquedos inspirados em seriados da TV de ficção científica e games populares os brinquedos de papel refletem uma enorme criatividade.

Selecionei alguns links:

Para Geeks e Gamers:

O autor do Site Commander and Conquer Papercrafts tem modelos muito bacanas inspirados nos veículos futurísticos do Game de mesmo nome. Muito bem feito, e todos os modelos tem gabaritos para download.



Ainda seguindo os modelos inspirados em games, esse site mostra modelos inspirados na franquia de jogos Warcraft. Vão de modelos de personagens do game até modelos de construções como torres e objetos. Os modelos são tão bem feitos que o pessoal dos jogos de estratégia de miniaturas como D&D Minis estão usando esses modelos como cenários.



Para quem curte Toy Art
:

O Artista gráfico americano Brian Castleforte, autor do site Nice Bunny disponibiliza de graça um monte de designs de Paper Toys com jeitão de Toy Art. Além das suas criações, você acha no site dezenas de designs de brinquedos de papel de outros artistas. Os designs são especialmente fáceis de montar.



Seguindo na tendência do Toy Art, o site Ben The Illustrator traz o personagem Speakerdog. São Cachorros de papel meio quadradões com balões de diálogo. Bem maluco como é o costume no mundo da Toy Art. A Montagem é facílima e todos os modelos têm download grátis. São dezenas de modelos.


Mais um site de brinquedos de papel facílimos de montar! O site Readymechs oferece um monte de modelos diferentes tanto de criaturas como de objetos como câmeras fotográficas. Inspirados também em Toy Art.


Para os detalhistas:

O site do fabricante japonês de motos Yamaha disponibiliza uma seção especial com um monte de modelos de papel. O Site é bem conhecido do pessoal que já curte os Paper Toys pela altíssima qualidade dos modelos. Nesse site, em inglês, você ainda encontra vídeos sobre técnicas de construção dos modelos e dicas sobre “Paper Crafting”(artesenato de papel).

Na linha de modelos de papel super detalhados, temos no site Sheila´s Paper Models um incrível modelo de trebuchet medieval. As instruções (em inglês) detalhadíssimas com fotos e explicações minuciosas estão no arquivo para download grátis. O arquivo ainda traz os gabaritos para impressão devidamente texturizados.


Pra quem curte o conceito estético Kawaii e Zakka,
existem dezenas de sites com brinquedos de papel que seguem nessa linha. Sloth Paper Toys ROMMY, site japonês com versão em inglês oferece downloads de modelos do robozinho Rommy, criado pelo artista Tetsuya Watabe. O Curioso é que apesar de grátis os modelos “saem” de linha e ficam indisponíveis depois de algum tempo. São fáceis de montar. Corra! É grátis mas acaba!


O mundo do Anime e do Manga

também inspira brinquedos de papel. São muitos os sites que só tem modelos de papel baseados em seriados de animação japonesa ou em quadrinhos populares. O site, Paper Inside, mostra o modelo de nave espacial inspirado no seriado Patrulha Estelar (Starblazer - antigo Anime que passou no Brasil), e não é difícil de montar.



E para o pessoal conectado e antenado,

temos o site Minimimmo. Trata-se de um projeto aonde você imprime um simpático brinquedo de papel, como o nome esquisito de Minimimmo. E tira umas fotos da criatura com a sua cidade como pano de fundo e manda as fotos para o site. E assim ajuda a raça do Minimimmo a colonizar o planeta. Não tem nenhuma foto do Brasil ainda, então CORRA!



Fonte e Downloads: http://www.webtoys.com.br/

Nenhum comentário: