quinta-feira, 10 de setembro de 2009

The Imaginarium of Doctor Parnassus

Confiram o novo trailer de "The Imaginarium of Doctor Parnassus" e um pouco mais sobre o filme e o diretor.


Gilliam é um dos diretores mais criativos da nossa era. Tem como mestre inspirador Orson Welles e gosta de investir naquela aura de sonho em seus filmes. Acredita na alegoria, nas metáforas, na simbologia, na literatura e bem pouco em efeitos especiais. Usa efeitos, mas prefere se cercar de ótimos atores com feições fortes, quase como personagens em quadrinhos. Prima para que os atores passem toda a carga simbólica na interpretação e os efeitos são apenas um toque a mais, não o contrário. Tem uma assinatura muito clara e por isso seus filmes são rotulados de auteur cinema, ou seja, filmes autorais, em que o diretor tem presença marcante.

Gilliam fazia participações especiais no programa de TV do Python e desenhou as famosas charges e caricaturas de abertura e links do programa. Depois dirigiu um dos filmes do Python (junto com Terry Jones – Monty Python e o Cálice Sagrado) e seguiu fazendo alguns personagens e roteiros aqui e ali. Quando o grupo se separou, o humor (às vezes incompreensível) de Gilliam, já era crônico.

Através de seus filmes é possível notar sua perspectiva de vida: a preocupação com a evolução simbólica do homem; por isso suas estórias voltam sempre a momentos históricos muito importantes para o inconsciente coletivo ocidental, a saber: Idade Média, a Renascença, o Romantismo (e muitas vezes o Gótico). Quando menciona o momento atual, seus personagens estão nesse limiar de resgate do passado, e o futuro, quando aparece, é quase sempre caótico e/ou pessimista.

The Imaginarium of Doctor Parnassus é um filme independente de fantasia. O filme segue o líder de uma trupe de teatro itinerante que, tendo feito um pacto com o diabo, conduz o público através de um espelho mágico que explora suas imaginações.

Christopher Plummer, Tom Waits e Heath Ledger participam do filme, embora a morte de Ledger, que havia filmado cerca de um terço de suas cenas à época, fez com que a produção fosse suspensa temporariamente. Para encarnar o personagem de Ledger foram escalados Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, que dão vida a Tony à medida que ele viaja por um mundo de sonhos.

Nenhum comentário: